Subclássicos: THE FALL — Hex Enduction Hour (1982)
Discoteca Básica de noise-rock, metal extremo, post-rock, noise, experimental e outras tags subterrâneas
The Fall foi a banda mais improvável do post-punk inglês. Ao explorar a fórmula do experimentalismo do Velvet Underground (“Sister Ray” é um template frequente), do Captain Beefheart e do Can, e adicionando um vocalista-cronista resmungando anti-epifanias contra a mediocridade cultural de uma Inglaterra tatcherista, sem querer a banda fez história. E se tem um álbum que traduz tudo isso com tanta precisão, esse álbum é Hex Enduction Hour.
Lançado em 1982, o quarto álbum do Fall é frequentemente apontado como sua primeira obra-prima, e o mais representativo dessa missão (anti)estética da banda. Hex tem uma sonoridade seca e repetitiva, definida por arranjos que não evoluem nem resolvem suas tensões. Tudo soa como um ensaio, uma passagem de som com o gravador ligado. Em canções como “The Classical” e “Fortress / Deer Park” não há melodia familiar, não há um refrão por onde se apoiar. “Jawbone and the Air-Rifle” é o mais próximo que o álbum chega de um hit, algo que bandas como o Pavement e o Sebadoh seguiriam à risca. “Hip Priest” se arrasta por quase oito minutos, criando um clima tão desconfortável que acabou escalada por Jonathan Demme para representar o assassino de O Silêncio dos Inocentes. “And This Day” é ainda mais desafiadora— originalmente gravada numa jam de 25 minutos, foi reduzida a 10 somente para caber no álbum.
Lançado no auge da explosão pós-punk, Hex Enduction Hour ignorava todas as tendências do momento, pegando o que veio antes (krautrock, Velvet, avant-garde) e servindo o que viria depois (noise-rock, indie lo-fi). É um álbum que influenciaria do Sonic Youth ao Sleaford Mods, do Pavement à toda a tal cena “crank wave” de bandas como Fontaines D.C. e Preoccupations. É um álbum que influencia pela despretensão — em “The Classical” logo nos 30 segundos o baixista erra a nota e ninguém se importa o suficiente pra corrigir. Dá pra imaginar qualquer banda iniciante ouvindo esse disco e pensando que se esses caras podem fazer isso, qualquer um também pode.
Ouve essa aqui: “The Classical”
THE FALL — Hex Enduction Hour
Lançamento: 08/mar/1982
Selo: Kamera
Tags: #post-punk
Produção: Richard Mazda, Mark E. Smith
Subsensor é editado por Elson Barbosa.
Elson Barbosa é editor do Subsensor, produtor do selo Sinewave e baixista da banda Herod. Foi apresentador do podcast O Resto É Ruído, criador da plataforma de playlists comentadas contra.fm onde produziu os programas Noisenik, T20, Sinewave e Discografando, apresentador dos programas de rádio Noisenik na Antena Zero e Barulho na Rádio USP São Carlos, colaborador da #ListadasListas, editor do blog de playlists Discografando e colaborador bissexto em diversos sites de música.